INOVA USCS
O INOVA USCS conta com três programas para a geração e consolidação de empreendimentos inovadores.

Apoio para empreendimentos em fase de ideação, ou seja, em processo de validação de uma ideia de novo empreendimento. O apoio do Inova USCS nessa etapa se dará no formato de um programa de 4 a 6 meses, em formato preferencialmente virtual, para auxiliar os empreendedores com suporte e orientação para validar sua ideia e começar a estruturá-la em um novo negócio.

Processo que auxilia no fortalecimento de empreendimentos novos, com ênfase na estruturação do negócio e na formação do empreendedor. Com duração de 6 meses a 2 anos, o foco é oferecer capacitações (em gestão, mercado, finanças, marketing, produto, etc.) e mentorias com empreendedores e técnicos no campo de atuação da empresa visando aumentar o potencial de sucesso do negócio. A empresa incubada poderá utilizar as dependências do Inova USCS em estações de trabalho compartilhadas (coworking), ou utilizar a infraestrutura própria e a distância conforme a necessidade.

Apoio a empreendimentos ou empresas nascentes, que já possuem um modelo de negócio consolidado e com potencial de crescimento rápido. A duração do processo é mais rápida, de 6 meses, em que, além de trabalhar com as capacitações e mentorias (como na incubação), o foco é trabalhar o crescimento da empresa por meio de investimentos (próprios ou de investidores parceiros) e conexões com outros agentes do ecossistema empreendedor.
Além disso, envolve o coworking, ou espaço de trabalho compartilhado, que poderá ser utilizado por empresas incubadas/aceleradas ou outras empresas que tenham interesse apenas no uso do espaço. Também, estrutura o desenvolvimento, governança e estratégia de APLs – Arranjos Produtivos Locais.

Espaço compartilhado de trabalho para empreendedores e empresas, viabilizando o intercâmbio de práticas e conhecimentos, bem como o estabelecimento de contatos e criação de redes no ecossistema empreendedor.

Conjunto de agentes de natureza diversa, que participam das tarefas principais de uma aglomeração produtiva, que tenham uma governança e evidenciem relações de cooperação, trocas e aprendizado constantes em um determinado território.
Objetivo dos Arranjos Produtivos Locais
• Levar para dentro das organizações do APL a criatividade e a inovação tecnológica;
• Trazer essas organizações para um espaço que abre, em definitivo, o diálogo entre os atores do APL e entre a universidade e essas empresas;
• Promover a cooperação entre as unidades do APL, visando a obtenção de economias de escala e de escopo, bem como a melhoria dos índices de qualidade e produtividade, a partir da qualificação dos profissionais, do acesso/construção de laboratórios para testes e análises, de PD&I.
Caso seu projeto não enquadre em nenhum edital aberto do INOVAUSCS você ainda pode submete-lo no nosso fluxo contínuo de entrada de projetos. Neste caso avaliaremos os projetos caso a caso de acordo com suas as características e nossos recursos disponíveis.
Atenção: O INOVA USCS não realiza compra de produtos ou serviços de tecnologia, trabalhamos com codesenvolvimento tecnológico de soluções para as verticais apresentadas nos Eixos de Inovação do INOVA USCS.















